- Início: Casa de Abrigo do Pico Ruivo
- Fim: Freguesia da Ilha
- Distância: 8.2 Km
- Duração: 3h
- Dificuldade: Média
- Altitude Máx/Min: 1764m / 485m
- Equipamento recomendado: Botas e bordão
Descrição:
O trilho de 8,2 km, com duração de 3 horas, inicia-se com uma curta subida até ao cume mais alto da Madeira, o Pico Ruivo, a partir donde se inicia uma longa e quase contínua descida até à freguesia da Ilha. Com um desnivel de 1376m este trilho deverá ser realizado com calma aproveitando para desfrutar da paisagem que o circunda.
No sítio do Vale da Lapa passará por cima do túnel do Vale da Lapa onde encontra a Levada do Caldeirão Verde que se inicia e retorna ao parque Florestal das Queimadas.
À medida que se desce em altitude encontramos uma das florestas indígenas da Madeira – Floresta Laurissilva, localizada na zona de nevoeiros, entre os 1200 e os 400m de altitude. Esta floresta adquire especial importância porque a água dos nevoeiros condensa-se nas folhas das plantas e quando chega ao solo, recarrega as nascentes e as ribeiras.
É ainda provável que aviste o Bisbis (Regulus ignicapus madeirensis), mais pequeno dos pássaros que povoa a Madeira e também o curioso Tentilhão (Fringilla coelebs) que facilmente se aproxima dos caminhantes. Com alguma atenção, poderá avistar o Pombo trocaz (Columba trocaz trocaz), a atravessar os vales mais profundos, onde predomina a floresta Laurissilva.
(Fonte: www.visitmadeira.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário