Origem do nome "Levadas"


Levada surge do nome levar. A sua origem deveu-se à necessidade de levar água das vertentes orientadas a norte, onde esta abunda em maiores quantidades devido a haver maior precipitação, para a vertente sul da ilha (zona onde as primeiras cana-de-açúcar e vinha foram plantadas) para irrigar as plantações.

As primeiras levadas foram construídas no século XVI com calhas de madeira e de extensão reduzida mas a necessidade de transportar maior quantidade de água obrigou ao aumento da dimensão destas passando a ser substituída a madeira pela alvenaria. 
As levadas foram construídas pela força do homem que usava ferramentas rudimentares e muitas vezes trabalhava suspendido por cabos atados a troncos de árvores ou ao cimo das rochas. Muitas vezes era necessário escavar as montanhas e fazer tuneis para poderem fazer ligações da levada de um lado a outro. Presentemente estas são construídas em betão e as antigas são renovadas.
As levadas permanecem como canais estreitos para que não haja perda de água por evaporação. Geralmente são seguidas por veredas paralelas sendo muitas destas um pouco estreitas e muitas delas são protegidas pela urze que tranquiliza o caminhante.
Percorrer levadas é uma das fantásticas experiências a fazer na ilha. São mais de 2500kms de canais de irrigação que o guiam pelas belas paisagens da Madeira, deparando-se ao mesmo tempo com paisagens agrícolas e com a soberba “Laurissilva”, declarada património mundial pela UNESCO em 1999.

Sem comentários:

Enviar um comentário