PR 1 - Vereda do Areiro



  • Início: Pico do Areiro        
  • Fim: Pico Ruivo
  • Distância: 7Km
  • Duração: 3h30m 
  • Dificuldade: Média
  • Altitude Máx/Min: 1862m / 1542m
  • Equipamento recomendado: Botas, bordão e lanterna 


Descrição:  

Este trilho faz a ligação dos três picos mais altos da madeira: Pico do Areeiro, Pico das Torres e Pico Ruivo. O percurso inclui túneis, alguns declives acentuados e subidas íngremes. Durante o percurso o caminhante depara-se com maravilhosas paisagens compostas por formações rochosas que por vezes são cobertas pelas nuvens, tendo o caminhante a sensção de "andar por cima" das nuvens.  

Este percurso tem início junto à Pousada do Pico do Areeiro, a escassos metros existe o miradouro do Ninho da Manta, local onde supostamente a ave de rapina com o nome comum de Manta (Buteo buteo), nidificava. Daqui é possível observar o vale da Fajã da Nogueira onde nidificam os Patagarros (Puffinus puffinus), São Roque do Faial e grande parte da Cordilheira Montanhosa Central. Neste local ocorre a nidificação da espécie endémica Freira da Madeira (Pterodroma madeira), considerada a ave marinha mais ameaçada da Europa.

Ao longo do percurso, são encontradas várias grutas escavadas nos tufos vulcânicos onde o gado se refugiava e que serviam de abrigo aos pastores. 
Nesta área predomina o urzal de altitude uma das florestas da Madeira e a vegetação de altitude, caracterizando-se pela presença de vários endemismos da Madeira, destacando-se a Urze da Madeira (Erica madeirensis), Violeta da Madeira (Viola paradoxa), Orquídea das rochas (Orchis scopolorum) e a Antilídea (Anthyllis lemanniana).

Chegando à Casa de Abrigo do Pico Ruivo não deixe de ir ao topo do pico e extasiar-se com a paisagem e vistas arrebatadoras, dos picos e povoações. Em dias de bom tempo, poderá ter uma visão de 360º da ilha com os seus vários pontos destacados: Curral das Freiras, Porto Santo, Desertas, Ponta de São Lourenço e outros.
Na casa de Abrigo do Pico Ruivo encontra-se a vereda com acesso à Achada do Teixeira, dando assim continuidade à caminhada.

Recomendação: 
Estre trilho exige preparação fisica e resistência dos caminhantes visto ser um percurso com alguns declives acentuados e subidas íngremes. 

(Fonte: www.visitmadeira.pt





Sem comentários:

Enviar um comentário